AJE Pará | Home

Notícias / Atualidades
- publicado em 31/07/2021


Compartilhe
     

O Evento de pré-lançamento do projeto "Juventude boa é juventude que produz" da AJE Pará foi um sucesso e contou com presenças ilustres.


Na última sexta-feira 30 de Julho de 2021 ocorreu no Hotel Paraíso, na Ilha de Mosqueiro, Belém – Pará, o lançamento do Projeto Juventude boa é juventude que produz, evento organizado pela Associação dos Jovens Empresários do Estado do Pará e faz parte do Programa Pará Empreendedor, no qual contou com as presenças ilustres da Sra. Emily Coelho (Secretária Nacional da Juventude), do Sr. Fábio Freitas (Deputado Estado), do Sr. Augusto Santos (Vereador de Belém), do Sr. Válber Cordeiro (Presidente da Federação das Micros e Pequenas Empresas do Estado do Pará) e demais participantes que vieram de várias cidades para prestigiar o momento em que foi um marco da AJE Pará para o empreendedorismo jovem paraense.


Na abertura do evento, a Presidente da AJE Pará Sra. Érika D’Antona enfatizou a importância do momento: “Somos uma associação jovem com apenas 3 anos, nossas ações são focadas na mudança da realidade do empreendedorismo paraense, especialmente para o jovem, que necessita de oportunidades para serem protagonistas em nosso Estado”.


Em seguida, o Vice-presidente executivo Sr. Antônio Cruz realizou a apresentação do projeto Juventude boa é juventude que produz, demonstrando os impactos e resultados a serem alcançados através da aplicação de uma metodologia própria de ensino-aprendizagem desenvolvida pela AJE Pará batizada de “Metodologia de Treinamento e Aprendizagem Empreendedora”, no qual contempla um sistema de aprendizado gamificado baseando em uma jornada empreendedora dividida em 3 dimensões: Mercado, Técnica e Comportamento. Foram também apresentadas as etapas da metodologia gemificadas com suas pontuações, garantindo assim, um ambiente de aprendizagem eficiente, transparente e competitivo.


Ainda dentro da apresentação do projeto, foi demonstrado o estudo da distribuição de investimento do projeto, no qual as autoridades e demais presentes puderam constatar o baixo investimento no projeto comparado aso ganhos que este trará à sociedade paraense.


No decorrer do evento, o Sr. Augusto Santos (Vereador de Belém) e Sr. Denis Farias (Advogado) representante do Sr. Fábio Freitas (Deputado Estado) destacaram a importância da AJE Pará no incentivo ao empreendedorismo entre os jovens, gerando mais empregos e renda. Destacaram ainda os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em prol do setor produtivo paraense dentro dos seus mandatos.


Em seguida, o Sr. Válber Cordeiro (Presidente da Federação das Micros e Pequenas Empresas do Estado do Pará) parabenizou a AJE Pará pelo excelente trabalho que vem desempenhado como agente de transformação bem como falou das ações que a FEMICRO vem desenvolvendo em prol das micros e pequenas empresas do Estado do Pará.


Em seguida, a Sra. Emily Coelho (Secretária Nacional da Juventude) fez uso da palavras e destacou o trabalho sério que a AJE Pará vem desenvolvendo em prol da juventude empreendedora paraense, enfatizou que a Secretaria Nacional da Juventude vê a AJE Pará como uma forte parceira e um braço importantíssimo para alcançar o jovem que necessita de orientação no Estado do Pará. A Secretária enfatizou ainda as ações da secretaria voltadas para os jovens através dos seus programas de desenvolvimento.


Entrando nos ritos finais, foi convidado ao palco o Presidente da Federação das Micros e Pequenas Empresas do Estado do Pará Sr. Válber Cordeiro para que em conjunto com a Presidente da Associação dos Jovens Empresários do Pará Sra. Érika D’Antona assinassem o Acordo de Cooperação Técnica entre as duas entidades.


Em seguida, foi convidada ao palco a Secretária Nacional da Juventude Sra. Emily Coelho para que em conjunto com a Presidente da Associação dos Jovens Empresários do Pará Sra. Érika D’Antona assinassem o Termo de Compromisso entre as duas entidades.


Finalizando a primeira parte do evento, os presentes foram convidados para visitação à feira de exposição com artesãs locais no hall do restaurante do Hotel Fazenda Paraíso bem como para o almoço empresarial com pratos assinados pela Chef Paula Fernandes.



Sobre o Projeto Juventude boa é juventude que produz


O projeto “Juventude boa é juventude que produz” objetiva qualificar 360 jovens paraenses de baixa renda de 18 à 29 anos que desejam empreender ou que estejam em fase embrionária de um negócio em 06 municípios paraenses (Belém, Limoeiro do Ajuru, Castanhal, Santarém, Abaetetuba e Benevides) através de capacitações abordando temáticas de empreendedorismo, sustentabilidade, gestão, finanças, comunicação online e offline e inteligência comercial.


Com uma metodologia própria e inovadora de ensino-aprendizagem desenvolvida pela AJE Pará batizada de “Metodologia de Treinamento e Aprendizagem Empreendedora”, os participantes do projeto engajarão em uma jornada empreendedora através de um sistema de aprendizado gamificado dividido em 3 dimensões: Mercado, Técnica e Comportamento.


Ao final do projeto, os mais bem ranqueados de acordo com a metodologia receberão premiações diversas.



Sobre as parcerias firmadas


Durante o pré-lançamento do projeto "Juventude boa é juventude que produz" foram firmadas parcerias fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado do Pará, foram elas:


>> Acordo de Cooperação Técnica entre a Federação das Micros e Pequenas Empresas do Estado e Associação dos Jovens Empresários do Pará visando desenvolvimento das micros e pequenas empresas e empreendedores individuais paraenses através da execução de programas, projetos e ações de sensibilização, apoio, capacitação e orientação, com foco na organização associativa, qualificação de lideranças e na formação de redes sustentáveis de apoio e desenvolvimento local


>> Termo de Compromisso entre a Secretária Nacional da Juventude e Associação dos Jovens Empresários do Pará visando colaboração mútua para implementação de políticas públicas direcionadas à juventude no Estado do Pará.



Sobre a Feira Exposição da AJE Pará


Como parte integrante da programação do evento de pré-lançamento do projeto "Juventude boa é juventude que produz", ocorreu no hall no restaurante do Hotel Fazenda Paraíso a feira de exposição com artesãs locais, mostrando a força do empreendedorismo feminino.


Segundo as organizadoras da feira Sra. Bárbara Ferreira (Coordenadora do Programa AJE Mulher) e Sra. Michele Quadros (Gestalt EcoArt), o objetivo deste tipo de evento é valorização da mulher e da cultura local, transformando vidas, gerando renda e oportunidades de visibilidade, ressaltam.


A AJE Pará através do Programa AJE Mulher desenvolve ações para realização de Feiras de Expositivas periódicas e rotativas com artesãs locais, visando o fortalecimento do empreendedorismo feminino, incentivo ao turismo e oportunidade de geração de emprego e renda.





Registros do Evento:


Compartilhe