Sobre o Programa


O jovem empresário brasileiro, apesar de considerado um dos mais inovadores do mundo pelo MIT, ainda não considera expandir seus horizontes para além das fronteiras do país. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) aponta que apenas 10% das empresas de jovens atuam no mercado internacional.


Para o benefício desses empreendedores, existem projetos que buscam reverter o quadro, apontando caminhos para explorar as vantagens da internacionalização. O Programa Jovem Exportador, mantido pelo Instituto Jovem Exportador e apoiado por diversas entidades nacionais e internacionais, tem como objetivos viabilizar e fomentar o processo de exportação brasileira por meio da metodologia “Trilha de Internacionalização de Negócios”.


O método, que orienta e direciona as empresas para práticas inovadoras do mercado internacional e de exportação, faz a combinação entre o processo de gamificação (que permite aos participantes acumularem pontos que poderão ser trocados por benefícios em missões internacionais) e a trilha da exportação. O objetivo é que o participante tome conhecimento dos requisitos e processos básicos praticados na área de internacionalização de negócios. A trilha é um processo de 5 etapas: sensibilização de empresas; inteligência de mercado; adequação de produtos e processos; promoção comercial; e comercialização.



Vídeo de Apresentação

Núcleo Pará do Programa Jovem Exportador


Em 2020, foi firmada uma parceria entre Instituto Jovem Exportador e a Associação dos Jovens Empresários do Pará - AJE Pará visando a criação do Núcleo Regional Jovem Exportador no Pará com o objetivo de aproximar as empresas da região ao mercado internacional. Para mais detalhes sobre o Núcleo, clique aqui



Missões Internacionais


2020/2021 - Trilha Dubai 

O projeto da Trilha Dubai 2020-2021 é composto de atividades de dimensão técnica, de mercado e comportamental com o objetivo de aumentar o nível de inteligência comercial nos participantes. As atividades são obrigatórias para participar da Missão Minha Primeira Exportação que acontecerá entre 18 e 25 de fevereiro de 2021.


A Trilha Dubai 2020-2021 pretende selecionar os 30 participantes da Missão que receberão subsídios que variam de 90% a 50% do valor da viagem. A meta é cadastramento de 300 empresários, inscritos na plataforma do Instituto Jovem Exportador, por meio da metodologia gamificada já testada nas 2 trilhas anteriores, para a China (2018) e Portugal (2019).



3ª Edição da Série Matchmaking Mercado Áarbe


Um pouco de Dubai e da Gulfood



2019/2020 - Trilha Portugal 

Na 2ª edição da Trilha de Internacionalização de Empresas o país destino das empresas beneficiadas foi Portugal. Foram sete dias de inteira imersão no mercado europeu, com foco na adequação de produtos e serviços das empresas participantes. Segundo o presidente do Instituto Jovem Exportador, Ronan Pires, “além de ser uma porta para o mercado europeu, a proximidade cultural e linguística favorece a transferência de conhecimentos, bem como a existência de acordos comerciais que privilegiam a relação entre o Brasil e Portugal”.



Catálogo Jovem Exportador

O Catálogo Jovem Exportador, em sua 1ª edição, foi lançado em 2019, de autoria da AJE Pará e com o apoio do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Belém, Infraero e AJE DF.

O objetivo foi reunir empresas de todo o Brasil que possuem produtos ou serviços com potencial de exportação em uma única vitrine. O catálogo é bilingue (Português e Inglês) e possui versão impressa e online.

Para download do Catálogo Jovem Exportador 2019 no formato pdf, clique aqui





2018 - Trilha China  

Na 1ª edição da Trilha de Exportação em 2018, o Programa Jovem Exportador selecionou 16 empresas com maturidade exportadora para uma missão empresarial com destino a Xangai, na China. O programa levou os empresários para conhecer novos mercados, fornecedores e produtos.


Das empresas que foram a Xangai, duas foram selecionadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX BRASIL) para participarem do pavilhão brasileiro da China International Import Expo 2018 (CIIE – SHANGHAI), missão destinada a empresas iniciantes no mercado chinês, que ofereceu uma agenda de prospecção de mercado e de negócios.


De volta ao Brasil, as empresas iniciaram, dentro de seus negócios, consultorias estratégicas para adequação de produto e os ajustes necessários para iniciar a parte logística.